Entrar com o gov.br
TODOS

Confira as novidades do novo Layout

Avisos e comunicados

ATENÇÃO PARA AS MUDANÇAS NA NOTA FISCAL DE SERVIÇO!

Confira as novidades do novo Layout
Por: Phillippe Felix | SEFAZ
Publicado em: 28/10/2026 12:19

Em conformidade com as Notas Técnicas nº 008 e 009, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica passará por uma atualização de layout para se adequar aos padrões do Ambiente de Dados Nacional (ADN) e ao modelo DANFE. A mudança, que entra em vigor em 01 de novembro, trará ajustes visuais na apresentação do PDF e incluirá novos campos de preenchimento obrigatório para a emissão de notas e integração de sistemas.

Para a geração do documento fiscal, passam a ser exigidos obrigatoriamente os seguintes campos:

 

  • Código do Indicador da Operação;
  • Classificação Tributária;
  • Código da Situação Tributária;
  • Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS).


Caso algum desses campos não seja informado durante a emissão, o sistema exibirá uma mensagem orientando o preenchimento obrigatório para permitir a conclusão do documento.

Para quem usa sistemas próprios via WebServive/ERP a atenção é redobrada. As empresas que emitem RPS via integração devem adequar seus sistemas ao novo arquivo de retorno em XML, ajustando o tratamento do arquivo conforme a estrutura atualizada.

Os manuais técnicos com as especificações atualizadas e orientações detalhadas sobre o padrão ADN/DANFE já estão disponíveis no portal (GissOnline Ajuda).

A SEFAZ recomenda que as empresas entrem em contato com as equipes de TI ou fornecedor do seu software de gestão e realize uma análise antecipada dos impactos da atualização para garantir a continuidade dos envios sem interrupções.

 

Dúvidas e orientações:

atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br