Meio formal de solicitação de providências ao órgão público. Cada órgão possui seu canal de entrada que tipicamente era presencial. Alguns órgãos efetuam abertura de processos por e-mail.
O interessado ou seu representante legal
- presencialmente (mediante agendamento) a abertura é imediata.
- online : até 72 horas em dias úteis.
Processos administrativos, de acordo com sua natureza, devem ser instruídos por diversos documentos. Para melhor orientar o requerente são oferecidos formulários para questões típicas. Os formulários típicos da SEMEC, SEDET e VISA estão disponibilizados no link do serviço.
Para entrada eletrônica do processo é necessário o preenchimento de um requerimento e das documentações em PDF (com tamanho máximo de 4,5MB por documento). O pedido deve ser enviado para o e-mail do órgão de interesse.
Para reduzir o seu PDF use os serviços https://www.ilovepdf.com/compress_pdf ou https://www.pdf2go.com/compress-pdf .
Tipicamente no ponto de presença do órgão ao que se quer peticionar.
Excepcionalmente, os seguintes órgãos abrem processos administrativos por e-mail:
SEMEC - protocolosetorial@semec.maceio.al.gov.br ou por agendamento em https://www.online.maceio.al.gov.br/1/agendamento/
PGM - protocolo@pgm.maceio.al.gov.br
SEMSCS - atendimentosemscs@semscs.maceio.al.gov.br
SMTT- agendamento em https://www.online.maceio.al.gov.br/5/agendamento/ ou por email em atendimento@smtt.maceio.al.gov.br ou por meio do número de WhatsApp: (82) 98186-3890.
Vigilância Sanitária -
por agendamento no link https://www.online.maceio.al.gov.br/7/ver_servico/52/0/
O botão de serviço desta página oferece somente consulta do andamento de processos.
Formulários disponíveis:
SEMEC:
--Solicitação Mercantil: https://drive.google.com/file/d/1DZRLlGkzMcQXh4c5g6pasa132XCq4Sqb/view?usp=sharing
-- Solicitação imobiliária: https://drive.google.com/file/d/1e22MLWkmfjxti5gPDxh2kjOYEWPIyrFe/view?usp=sharing